SAIBA COMO REALIZAR O CADASTRAMENTO E RECADASTRAMENTO BIOMÉTRICO JUNTO À JUSTIÇA ELEITORAL

por Assessor de Imprensa publicado 03/09/2019 15h05, última modificação 04/09/2019 07h52

          A biometria é um método tecnológico que permite reconhecer, verificar e identificar uma pessoa por meio de suas impressões digitais e funciona com a coleta dos dados biométricos (impressões digitais e fotografia) dos eleitores.  O objetivo do recadastramento biométrico é identificar o eleitor, habilitando-o para o voto após o seu reconhecimento, além de atualizar o cadastro dos eleitores.

            A principal vantagem do recadastramento biométrico é a segurança, pois ajuda a prevenir fraudes e garante que cada pessoa seja única no cadastro eleitoral, descartando a possibilidade de um eleitor se passar por outro no ato de votar.

            Para fazer o cadastramento biométrico o eleitor poderá ir diretamente a um cartório central ou posto de atendimento na sua cidade, onde será atendido por ordem de chegada. Também é possível agendar o atendimento através do site do TRE ou pelo Disque-Eleitor (telefone 148). Em Conselheiro Lafaiete o cadastramento é realizado na Central de Atendimento da Rua Brasil, no 53, no Centro ou na Rua Narciso Júnior, no 343, no Bairro Campo Alegre, a critério do eleitor.

            Os documentos necessários para realizar o recadastramento biométrico são: 

            - documento de identificação com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteiras profissionais) - exceto carteira de motorista e novo passaporte, para os que forem requerer o título pela primeira vez.
Caso o documento oficial de identificação apresente abreviatura no nome dos pais ou do eleitor, deve ser apresentada documentação complementar; 

            - comprovante de endereço (conta de água, luz, telefone etc), preferencialmente em nome do eleitor, emitido nos três meses anteriores à data de comparecimento; 

            - título eleitoral, se ainda o possuir; 

            - comprovante de quitação com o serviço militar (para os eleitores do sexo masculino, maiores de 18 anos, que forem fazer o título pela primeira vez).

            Mesmo o voto não sendo obrigatório para os eleitores com mais de 70 anos, aqueles que desejam manter o título ativo também precisam fazer o recadastramento biométrico.

           ( Informações e foto retiradas do site www.tre-mg.jus.br )