Espaço Lafaiete em Prosa e Verso

por Analista de Sistemas publicado 06/10/2021 09h30, última modificação 28/03/2023 11h53

CONHEÇA O “ESPAÇO LAFAIETE EM PROSA E VERSO”, DEDICADO AOS ESCRITORES LAFAIETENSES

Foi inaugurado, no dia 16 de setembro de 2021, durante Sessão Solene da Câmara Municipal em comemoração aos 231 anos de emancipação política do Município de Conselheiro Lafaiete, o “Espaço Lafaiete em Prosa e Verso” na Biblioteca “Vereador Doutor Nilson Albuquerque”, criado pela Resolução no  002, de 17 de novembro 2020.

O espaço foi criado com o objetivo de homenagear os escritores lafaietenses e difundir informações sobre suas obras e alguns aspectos de suas biografias, destinando um espaço na Biblioteca da Câmara que estimula a imersão no acervo voltado à Literatura Lafaietense. O espaço possui mobiliário adequado à leitura e conta com recursos audiovisuais que garantem a exibição constante dos documentários sobre os escritores mais ilustres, que foram indicados pela Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafayette, além do Catálogo “Cidade dos Livros e das Flores”, no formato E-Book,  que pauta sobre a Literatura de Conselheiro Lafaiete e região, apresentando as biografias dos escritores clássicos e da atualidade, bem como suas respectivas obras. O Catálogo traz, ainda, relatos sobre a história da Bibliotheca Queluzense, nos tempos de “Queluz”.

O nome para o espaço foi inspirado na consagrada Antologia “Lafaiete em Prosa e Verso”, organizada por Cleonice Libânio. Por coincidência, a palavra antologia, além de significar uma coleção escolhida de trechos em prosa e/ou verso do mesmo ou de diferentes autores, também pode significar uma coleção de flores, o que remete ao passado de Conselheiro Lafaiete que já foi conhecida como a Cidade dos Livros e das Flores, pois diziam que o povo queluziano “amava os livros e as flores” e que aqui era o “reduto de intelectuais”. Por esta razão, foi oportuno denominar o catálogo que faz parte do Espaço Lafaiete em Prosa e Verso de Catálogo “Cidade dos Livros e das Flores”, em deferência à Dona Avelina Maria Noronha de Almeida (in memoriam), nobre representante da literatura lafaietense, que desejosa de manter nossas tradições e história, sempre resgatava esse nosso antigo codinome, pois, nossa produção literária faz jus à exaltação do título, pelo seu valor e diversidade.

Há muito a Câmara Municipal prescindia de um espaço voltado à promoção da literatura lafaietense, sendo a sua Biblioteca adequada a este fim no que diz respeito à expressão artística por meio da escrita.

Em correspondência encaminhada à Câmara Municipal, a Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafayette destacou que “a Câmara Municipal efetivou um registro histórico importante para nossa cultura ao cultuar seus escritores e inaugurar um espaço destacado aos literatos que dedicaram, dedicam e continuarão a cantar a cidade dos livros e das flores em suas obras”.

De acordo com Paulo Antunes, em seu pronunciamento durante a inauguração do Espaço “Lafaiete em Prosa e Verso”,

“A inauguração desse espaço de memória e letras é literatura para incentivar a todos que escrevem a persistirem, insistirem; para guardar com abraço muito amarrado o que já se fez antes e continua sendo nossa nau em direção ao aprimoramento; é para incentivar aos que se iniciam na arte dos rabiscos de letras a darem sequência ao que já foi feito – a essa coisa tão nossa, tão perto, tão distante e que é como o amor...”

“Devemos nos lembrar sempre da importância deste feito do qual participamos agora: são ações como estas que preservam bem a memória, corrigem a história e elevam nossos espíritos. E, mais ainda, nos acendem com força a consciência de que a literatura nos instiga a pensar em nós próprios, nossa aldeia, nosso país, nosso mundo, esse enigma ainda habitado por muita fartura, mas também por demasiado carência de forma ultrajante.”

E-BOOK - CONSELHEIRO LAFAIETE: "CIDADE DOS LIVROS E DAS FLORES" (CATÁLOGO DE LITERATURA DE CONSELHEIRO LAFAIETE)