PRÉDIO DA CÂMARA MUNICIPAL RECEBE ILUMINAÇÃO EM ALUSÃO ÀS CAMPANHAS DO ABRIL AZUL E ABRIL LARANJA

por Assessor de Imprensa publicado 27/04/2023 16h19, última modificação 27/04/2023 16h19

O Prédio da Câmara Municipal está iluminado com as cores azul e laranja durante todo o mês de abril, em alusão a duas campanhas de grande importância: Abril Azul – Mês de  conscientização sobre o Autismo e Abril Laranja – Mês de prevenção da crueldade contra os animais.

Dentre as atividades relacionadas com o Abril Azul, a Câmara Municipal recebeu a psicopedagoga Karina Sala Dornelas, que ministrou a palestra “Conscientização do autismo”. Durante as Sessões Ordinárias do mês, Presidentes e representantes de Associações fizeram o uso da Tribuna Popular durante a Sessão Ordinária da Câmara para falar sobre o autismo e seus desafios.

O autismo afeta o desenvolvimento das habilidades sociais, comunicativas e cognitivas e tem sua origem desde o nascimento. Um tratamento intensivo e individualizado pode levar a pessoa com o Transtorno do Espectro Autista a ter melhoras significativas, motivo pelo qual campanhas como o Abril Azul são fundamentais para alertar sobre uma intervenção precoce e ainda quebrar o preconceito em torno da causa.

O Abril Laranja foi incluído no calendário Oficial de Datas e Eventos do Município de Conselheiro Lafaiete através da Lei Municipal no 6.119, de 11 de julho de 2022, como mês dedicado à campanha de prevenção da crueldade contra os animais, para que as pessoas possam refletir sobre a situação degradante em que muitos
animais são submetidos, muitas vezes, por toda a vida, sofrendo tortura, abuso e
exploração.