NOVA CARTEIRA DE IDENTIDADE: VEJA INFORMAÇÕES SOBRE O DOCUMENTO

por Assessor de Imprensa publicado 09/01/2024 18h35, última modificação 09/01/2024 18h35

SOU OBRIGADO A TROCAR MINHA CARTEIRA DE IDENTIDADE AGORA?

Observe se seu RG foi emitido há mais de 10 anos ou se está danificado, se a resposta for sim, é interessante trocar. Mas se esse não for o caso, o cidadão terá até 2032 para trocar o documento sem pressa.

Independente disso, fazer o documento de identidade é um direito de todos

 O QUE MUDOU?

Basicamente, a principal alteração é que o número do CPF passa a ser o único número de identificação nacional, além de diversas medidas que deixaram o documento muito mais seguro contra fraudes. Cabe destacar que é necessário já ter o CPF para fazer a nova carteira.

 QUANTO CUSTA?

A primeira via e a renovação são gratuitas, porém, a partir da segunda via é necessário o pagamento da taxa, salvo nos casos de isenção. Dessa forma, quem estiver com o documento válido, é mais vantajoso deixar para trocar mais tarde.

 QUAL A VALIDADE DA NOVA CARTEIRA?

Validade de 5 anos – pessoas de 0 a 11 anos;

Validade de 10 anos – pessoas de 12 a  59 anos;

Indeterminado – pessoas acima de 60 anos.

 QUAIS DOCUMENTOS POSSO COLOCAR?

Além dos documentos adicionais, poderão ser inseridas observações de saúde e tipagem sanguínea, assim como símbolos do Transtorno do Espectro Autista TEA, deficiência física e intelectual.

Entretanto é importante destacar que algumas dessas informações somente irão aparecer no documento no formato eletrônico

 COMO FAZER O NOVO DOCUMENTO?

O agendamento para confecção da Nova Carteira de Identidade Nacional é feito pelo aplicativo MGAPP, salvo para pessoas idosas ou PCDs que podem agendar presencialmente ou pelo telefone 3769 2835.

Veja mais informações no Instagram @caccmcl .