COLETA SELETIVA DOMICILIAR JÁ É REALIZADA EM 49 BAIRROS DE NOSSO MUNICÍPIO

por Analista de Sistemas publicado 06/06/2019 08h29, última modificação 06/06/2019 08h29

Recentemente foi aprovado pelo Plenário, por unanimidade, o Requerimento no 051/2019 solicitando informações sobre a coleta seletiva em nosso Município, tais como quais bairros são atendidos, quantidade de material recolhido, número de associações de catadores, dentre outras.

De acordo com ofício do Departamento Municipal do Meio Ambiente, encaminhado a esta Casa, atualmente 49 Bairros são atendidos pela coleta domiciliar. Para os Bairros que ainda não contam com esse serviço, existe a opção de agendamento junto às Associações de Catadores. Qualquer dúvida sobre o dia ou horário da coleta pode ser esclarecida no Departamento de Meio Ambiente, pessoalmente ou através do telefone 3769 2616.

A coleta seletiva contribui para que ruas, avenidas, praças e rios fiquem mais limpos e agradáveis. Além disso, através dela é possível incluir os catadores de materiais recicláveis na sociedade civil e ainda há o reaproveitamento e reciclagem dos resíduos gerados na cidade.

O meio ambiente é diretamente beneficiado com a coleta seletiva, na medida em que diminui a exploração de recursos naturais; reduz o consumo de energia; diminui a poluição do solo; prolonga a vida útil dos aterros sanitários; diminui os custos da produção, com o aproveitamento de recicláveis pelas indústrias; diminui os gastos com a limpeza urbana; cria oportunidades de fortalecer as organizações comunitárias e gera emprego e renda pela comercialização dos recicláveis.

Sendo assim, é muito importante que cada cidadão faça sua parte e separe seu lixo de forma adequada. Em nosso Município a coleta seletiva é feita por dois tipos de resíduos: resíduos úmidos ou resíduos secos. Todo o material reciclável pode ser acondicionado junto e o mesmo será separado nos galpões das associações de Catadores.