CIDADÃO PODE FAZER O CARTÃO DO SUS SEM SAIR DA SUA CASA

por Assessor de Imprensa publicado 03/07/2020 17h45, última modificação 03/07/2020 17h45

A Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete por meio do CAC – Centro de Apoio e Atendimento ao Cidadão está emitindo o Cartão do SUS sem que o cidadão precise sair de sua casa. A medida faz parte das ações da Câmara Municipal visando conter a propagação da COVID-19, evitando a aglomeração de pessoas em locais públicos.

Para solicitar o seu Cartão do Sus, o cidadão deverá enviar os documentos ORIGINAIS digitalizados por meio de fotos ou scanner para o e-mail:  cartaodosus@conselheirolafaiete.mg.leg.br ou para o Atendimento Virtual do CAC, que é pelo whatsapp (31) 98872-2370.

Vale lembrar que as imagens devem estar nítidas, com boa possibilidade de leitura, caso contrário serão recusadas.

Os documentos passarão por análise e o Cartão do SUS será enviado em formato pdf via e-mail ou whatsapp no dia seguinte, salvo nos casos que necessitarem de maiores questionamentos.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

APENAS UM DOS DOCUMENTOS ABAIXO

• Certidão Original de Casamento (se casado ou já foi),  OU
    • Certidão Original de Nascimento (se for solteiro), OU
    • Carteira de Identidade Original (frente e verso), OU
    • Passaporte, OU
    • Carteira de Ordem Profissional (ex.:CRM, OAB, CREA e etc.)

JUNTAMENTE COM TODOS ESSES ABAIXO:

• Número do CPF
  • Comprovante de endereço atualizado
  •  Número de telefone fixo ou celular

OBSERVAÇÕES:

*Caso já possua Cartão do SUS cadastrado e quiser saber sua numeração ou precisar apresenta-lo a alguma instituição, basta baixar o aplicativo do SUS em seu celular: Meu digiSUS. A plataforma oferece diversos serviços em saúde, dentre eles, o número do seu Cartão do SUS.

*No caso de recém-nascido, pede-se aguardar o prazo de 48h, contados da data do registro em Cartório, para que os dados da criança sejam incluídos no sistema do SUS.

*A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) não é aceita, pois não contém o local de nascimento da pessoa.