CÂMARA RECEBE RESPOSTA DE REQUERIMENTO INFORMANDO OS NÚMEROS DOS CASOS DE DENGUE EM NOSSO MUNICÍPIO

por Analista de Sistemas publicado 06/06/2019 08h33, última modificação 06/06/2019 08h33

Devido ao aumento dos casos de dengue no Estado de Minas Gerais, foi apresentado nesta Casa e aprovado pelo Plenário o Requerimento no 072/2019, solicitando informações do Executivo Municipal sobre as ações realizadas a fim de evitar um surto da doença em nosso Município.

Em resposta ao Requerimento, foi informado pela Secretaria Municipal de Saúde que o Município realiza as ações de controle da dengue, zika e chicungunya durante todo o ano e que, até o dia 09/05, foram notificados 284 casos prováveis de dengue, sendo 20 deles confirmados laboratorialmente e 264 seguindo em investigação, não havendo registro de óbito pela doença

Os Agentes de Combate às Endemias fazem visitas periódicas nas residências, comércios, terrenos baldios, entre outros a fim de realizar o tratamento com larvicida e eliminação de recipientes/depósitos que possam se tornar um foco. Esse trabalho é de extrema importância, pois possibilita o contato direto com a comunidade, orientando-a quando necessário e identificando as áreas de maior risco.

A Secretaria destacou, conforme pode ser comprovado pelos números expressos acima, que o Município não possui alta incidência de casos confirmados de dengue. Contudo, o trabalho de prevenção dos focos do mosquito Aedes Aegypti  é fundamental para evitar um surto em nosso Município, devendo ser realizado com envolvimento de todos, cidadãos e Poder Público, para evitar que a epidemia que atingiu quase todo o Estado chegue a nossa cidade.

O Requerimento no 072/2019, bem como sua resposta, estão disponíveis na íntegra  no site da Câmara Municipal: www.conselheirolafaiete.mg.leg.br  .