CÂMARA MUNICIPAL ADOTA O VLIBRAS EM SEU SITE, VISANDO AMPLIAR O ACESSO À COMUNICAÇÃO E AOS CONTEÚDOS DIGITAIS DO ÓRGÃO

por Assessor de Imprensa publicado 29/09/2021 17h00, última modificação 29/09/2021 17h00

A Câmara Municipal implantou hoje em seu site (www.conselheirolafaiete.mg.leg.br) o sistema VLibras, o tradutor automático da Língua Portuguesa para a Língua Brasileira de Sinais, com o intuito de ampliar o acesso à comunicação e promover a inclusão de pessoas com deficiência auditiva a seus conteúdos digitais.

O VLibras é uma ferramenta gratuita (de código aberto e distribuição livre) que faz a tradução automática da Língua Portuguesa para a Língua Brasileira de Sinais. Resultado de uma parceria entre a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o VLibras foi desenvolvido para melhorar o acesso das pessoas surdas usuárias de Libras à informação e à comunicação.

Ao visitar o site da Câmara Municipal, o cidadão identificará do lado direito

o símbolo de libras, demonstrando que o site encontra-se acessível através do VLibras, bastando clicar no mesmo para que imediatamente surja na tela um avatar tridimensional, figura virtual semelhante fisicamente a um ser humano, que interpretará os textos selecionados em Língua Portuguesa para Libras.

Dentre as funcionalidades do sistema VLibras, estão: opções de avatar masculino ou feminino; ajuste da velocidade de interpretação de acordo com a necessidade do usuário; ajuste do tamanho da janela de exibição do avatar (intérprete) na tela e escolha entre a exibição ou não da legenda em português durante a interpretação de conteúdos.

A Câmara Municipal pretende, através da inclusão do VLibras em seu site, além de atender a exigência legal de acessibilidade digital, possibilitar que os cidadãos com deficiência auditiva tenham acesso às informações do órgão, tornando-o ainda mais democrático. É uma medida simples e gratuita, porém de grande relevância social, podendo ser instalada nos sites de qualquer outro órgão público ou mesmo de particulares, através do portal Governo Digital.