CONHEÇA O “ESPAÇO LAFAIETE EM PROSA E VERSO”, DEDICADO AOS ESCRITORES LAFAIETENSES NA BIBLIOTECA DA CÂMARA MUNICIPAL

por Assessor de Imprensa publicado 29/09/2021 17h10, última modificação 25/10/2021 16h11

Foi inaugurado no dia 16 de setembro durante Sessão Solene da Câmara Municipal em comemoração aos 231 anos de emancipação política do Município de Conselheiro Lafaiete o “Espaço Lafaiete em Prosa e Verso” na Biblioteca “Vereador Doutor Nilson Albuquerque”, criado pela Resolução no  002, de 17 de novembro 2020.

O espaço foi criado com o objetivo de homenagear os escritores lafaietenses e difundir informações sobre suas obras e alguns aspectos de suas biografias, destinando um espaço na Biblioteca da Câmara que estimula a imersão no acervo voltado à Literatura Lafaietense. O espaço possui mobiliário adequado à leitura e conta com recursos audiovisuais que garantem a exibição constante dos documentários sobre os escritores mais ilustres, que foram indicados pela Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafayette, além do Catálogo “Cidade dos Livros e das Flores”, no formato E-Book,  que pauta sobre a Literatura de Conselheiro Lafaiete e região, apresentando as biografias dos escritores clássicos e da atualidade, bem como suas respectivas obras. O Catálogo traz, ainda, relatos sobre a história da Bibliotheca Queluzense, nos tempos de “Queluz”.

O nome para o espaço foi inspirado na consagrada Antologia “Lafaiete em Prosa e Verso”, organizada por Cleonice Libânio. Por coincidência, a palavra antologia, além de significar uma coleção escolhida de trechos em prosa e/ou verso do mesmo ou de diferentes autores, também pode significar uma coleção de flores, o que remete ao passado de Conselheiro Lafaiete que já foi conhecida como a Cidade dos Livros e das Flores, pois diziam que o povo queluziano “amava os livros e as flores” e que aqui era o “reduto de intelectuais”. Por esta razão, foi oportuno denominar o catálogo que faz parte do Espaço Lafaiete em Prosa e Verso de Catálogo “Cidade dos Livros e das Flores”, em deferência à Dona Avelina Maria Noronha de Almeida (in memoriam), nobre representante da literatura lafaietense, que desejosa de manter nossas tradições e história, sempre resgatava esse nosso antigo codinome, pois, nossa produção literária faz jus à exaltação do título, pelo seu valor e diversidade.

Há muito a Câmara Municipal prescindia de um espaço voltado à promoção da literatura lafaietense, sendo a sua Biblioteca adequada a este fim no que diz respeito à expressão artística por meio da escrita.