Turismo

por Analista de Sistemas publicado 12/12/2018 08h38, última modificação 12/12/2018 08h38

O município de Conselheiro Lafaiete dispõe de diversos pontos de atração turística, além de estar localizado em posição estratégica no eixo das cidades históricas de São João Del Rei - Congonhas - Ouro Preto. Cabe ainda a proximidade com Itaverava, onde se deu a descoberta oficial do primeiro ouro de Minas Gerais; de Ouro Branco, que possui a quase tricentenária matriz de Santo Antônio, com obras do mestre Ataíde; Catas Altas da Noruega e Piranga, ambas do ciclo do ouro, e São Caetano do Paraopeba, hoje pertence ao município de Cristiano Otoni.

Em Lafaiete, vem ganhando impulso o turismo ecológico e o histórico, além de oferecer várias opções de lazer, com excelente rede de hotéis, restaurantes e clubes, são mais de 13 hotéis, de todos os níveis.

Conselheiro Lafaiete se insere nas primeiras 104 cidades classificadas pela Embratur, como detentora de potencial turístico. Isso significa que os empresários interessados em investir na indústria do turismo local podem receber benefícios especiais, como empréstimo a longo prazo e com juros subsidiados, via BNDES, BDMG e outros órgãos, para a construção ou ampliação de hotéis, hotéis-fazendas, clubes, parques ecológico e de lazer, aquisição de ônibus de turismo, etc.

Pontos de Atração Turística

• Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição- 1733, em estilo barroco onde estão sepultados, dentre outras figuras famosas, os corpos do Barão de Pouso Alegre e o da Baronesa e as cinzas do patrono da cidade o Conselheiro Lafaiete Rodrigues Pereira.
  • Igreja de Santo Antônio - 1751, no estilo barroco/rococó, onde está sepultado o corpo do Pe. Américo Taitson, benfeitor do Colégio Nossa Senhora de Nazaré.
  • A Biblioteca Antônio Perdigão - Museu e arquivo da cidade, possui milhares de peças, fotos e documentos ligados a história do município. Funciona de terça a domingo de 13 as 17 horas. É um dos mais completos museus e arquivos do estado no gênero.
  • Casa de Cultura Professora Gabriela Mendonça, que abriga a sede a Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafaiete, UBT - União Brasileira de Trovadores, seção Conselheiro Lafaiete, Diretório Regional de Congados, Banda de Música dos Aposentados, Coral Municipal, Artesanato "Nossa Arte, Nossa Gente" (colchas, tapetes, cortinas, bordados e outros), Galeria permanente de artes plásticas Cavalheiro Marzano.
  • Teatro Municipal "Placidina de Queiróz", com capacidade para 400 pessoas.
  • A Paróquia do Sagrado Coração de Jesus foi criada pelo arcebispo D. Oscar de Oliveira, e seu primeiro pároco, empossado no dia 1º de janeiro de 1965. Em 29 de julho de 1968, foram iniciadas as obras de contrução do santuário. A solene sagração se deu em 8 de junho de 1975. A imagem do Sagrado Coração de Jesus chegou de Mariana no dia 25 de junho de 1966, trazida por D. Oscar, sendo então recebida por grande número de pessoas. Desde o inicio, o então padre Hermenegildo Adami de Carvalho, se dedicou inteiramente para que a grande obra chegasse ao seu término. O responsável pela execução das obras foi o engenheiro Sr. Orlando Baeta da Costa. A grande imagem colocada no alto da torre é obra do Sr. Vicente Martins. Foi elevado ao título de Basílica em 23 de novembro de 2003.
  • Estátua do Cristo Redentor, de cujo pedestal pode se se ter ampla vista da cidade.
  • Gameleira da Varginha do Louren&cceil;o onde foi depositada uma parte esquartejada do corpo de Tiradentes, no regresso do Campo da Lampadosa, a caminho de Vila Rica; mais a frente, na margem direita da mesma rodovia, existe a chamada Casa de Tiradentes, uma fazenda que foi ponto de encontro dos inconfidentes e pousada do Imperador Pedro Segundo.
  • Parque de Exposições Tancredo Neves onde, aos domingos pela manhã funciona uma feira de veículos.
  • Chafariz da Praça Barão de Queluz - 1881, um dos primitivos sistemas de abastecimento de água da cidade.