História

por Interlegis — publicado 05/07/2016 10h08, última modificação 07/08/2017 08h27
História da Casa Legislativa

Por ato de D.Maria I, Rainha de Portugal e por intermédio do Conselho Utra Marinho e do Governador da Província de Minas Gerais, Senhor Visconde de Barbacena, a Aldeia de Nossa Senhora da Conceição dos Carijós, acabava de ser elevada a Vila, com a denominação de Vila Real de Queluz.

A primeira Câmara Municipal, chamada naquela época "Paço do Conselho Municipal", foi instalada no dia 19 de setembro de 1790, na antiga Rua do Carmo, atual Avenida Mário Rodrigues Pereira, no sobrado da família Albino, em frente à delegacia de polícia. Este local já foi demolido. Daí passou para o Prédio da Prefeitura, onde ficou até 1940, quando o antigo foi demolido e um novo construído no mesmo local, sendo inaugurado em 1942, no governo do Dr. Mário Rodrigues Pereira. A Câmara e a Prefeitura continuaram juntas até 1979.

Em 02 de janeiro de 1980 foi inaugurado o Prédio da Câmara Municipal. A pedra fundamental do atual prédio foi lançada em 02 de março de 1972. O projeto é do Engenheiro Paulo César de Carvalho.